segunda-feira, 28 de março de 2011

3º S "A " e " B" trigonometria no triângulo retângulo

1. Uma escada está encostada na parte superior de um prédio de 50m de altura, e forma com o solo um ângulo de 60º. Determine o comprimento da escada.
2. Um navio encontra-se a 100 m de um farol. Sabendo que o farol é visto do navio sob um ângulo de 30º e desprezando a altura do navio, calcule a altura do farol.

3. Para alcançarmos o 1º andar de um edifício, subimos uma rampa de 6 m que forma com o solo um ângulo de 45º. Qual é a altura desse 1º andar?


4. Calcular a altura de um poste visto sob um ângulo de 60º por um observador com 1,80m de altura que se encontra a 10m do poste.


5. Uma rampa lisa de 20 m de comprimento faz um ângulo de 30º com o plano horizontal. Uma pessoa que sobe essa rampa inteira se eleva verticalmente de quanto?


6. Sabendo que AB = 3cm, ângulo A = 30º e B = 60º, determine h.


7. Uma escada rolante de 10 m de comprimento liga dois andares de uma loja e tem inclinação de
30°. Determine a altura h entre um andar e outro, em metros.
Use os valores: sen 30° = 0,5 , cos 30° = 0,866 e t g 30° = 0,577


8.A determinação feita por radares da altura de uma nuvem em relação ao solo é importante para previsões meteorológicas e na orientação de aviões para que evitem turbulências. Nessas condições, determine a altura das nuvens detectadas pelos radare. Use: sem 28º = 0,47 cos 28º = 0,88 tg28º= 0,53

9.O ângulo de elevação do pé de uma árvore ao topo de uma encosta é de 60º. Sabendo –se que a árvore está distante 50m da base da encosta, que medida deve ter um cabo de aço para ligar a base da árvore ao topo da encosta?


10.Um navio, navegando em linha reta, vai de um ponto B até um ponto A. Quando o navio está no ponto B,é possível observar um farol situado num ponto C de tal forma que o ângulo AC B MEDE 60º. Sabendo que o ângulo CAB é reto e que a distância entre os pontos A e B é de 9 milhas, calcule a distância, em milhas :
a) Do ponto A ao farol
b) Do ponto B ao farol


11. Para se deslocar de sua casa até a escola, Pedro percorre o trajeto representado na figura abaixo. Sabendo que tg ( 60º) = √3 a distância total, em Km que Pedro percorre no seu trajeto de casa para escola é de:


a) 4 + √3 /4

b) 4 + √3

c)4 + 4√3/4

d) 4 + √3

Nenhum comentário:

Postar um comentário